Espetacular!! Já lá vão 20 anos desde que iniciámos a aventura de criar uma empresa.

Parece que foi ontem!! Como o tempo passa tão rápido…

Foi em 2001 que tudo começou como um sonho a cumprir, a Sancovedras começou a dar os primeiros passos num percurso longo, cheio de desafios e ilusões que transformaram uma empresa familiar de prestação de serviços num distribuidor de referência no setor da decoração.
Vencemos muitas dificuldades típicas de uma empresa jovem com jovens empreendedores, contrariando estatísticas pessimistas e negativas de tempos muito difíceis pelos quais passámos e em que muitas empresas não sobreviveram, lutando sempre com inovação e muita determinação.

Ao longo dos anos aprendemos com muitos erros cometidos e também com muitas apostas ganhas o nosso ritmo nesta longa caminhada. Demos passos cada vez mais largos, abrandámos quando tivemos que abrandar e voltámos a alargar os passos, mas nunca maiores do que os que não sabíamos estar preparados. Aos 20 anos continuamos a não ter certezas, mas de uma coisa sabemos. Olhamos para o presente e o futuro e teremos sempre interrogações, mas olhamos para trás e o que aprendemos em 20 anos?

Aprendemos que ter as pessoas certas a trabalhar na empresa traduz-se no final no maior ativo que poderemos ter. Não menosprezando os produtos, as marcas, as instalações, etc... Sim porque podemos ter os melhores produtos do mundo, as melhores marcas aliadas às melhores instalações, mas se não tivermos as pessoas certas para os trabalhar, nada valerá.

São as relações que temos com os clientes, fornecedores, entidades financeiras e concorrentes que fazem muitas vezes a diferença e que nos fazem crescer. A base da confiança e o compromisso ajudaram-nos a crescer… fazemos para tratar todos com respeito e seriedade.

Aprendemos a saber crescer…com confiança, com rigor, conscientes e sempre, mas sempre a melhorar, de modo a sermos sempre mais fortes, tal como estamos hoje.

Uma coisa podemos dizer quanto a estes 20 anos, nunca desistimos perante adversidades que passámos, nunca desistimos, nunca dissemos que não somos capazes, que não temos mais soluções, que não encontramos mais oportunidades. Erramos várias vezes em investimentos que fizemos, em parcerias que não resultaram, em apostar em marcas que não ajudaram, em formas de trabalhar que não eram as melhores. Erramos em esperar por pessoas/empresas que afinal não tinham mais nada para oferecer. Poderíamos estar aqui a enumerar várias situações, mas uma coisa é certa nisto tudo… Cada vez que erramos aprendemos. Não culpamos os outros! Aprendemos a compreender e a não culpar. Desde que erremos menos do que aprendemos podemos errar porque queremos aprender, porque queremos inovar e evoluir...

Muitas vezes ao longo dos anos olhamos para trás e pensamos muitas vezes que muitas coisas aconteceram porque tinham que acontecer, mas que depois algo melhor resultou dai. Os problemas existem todos os dias, mas quando não existem é porque alguma coisa não está bem… É estranho pensar assim, mas os problemas existem para resolver e dizemos sempre “tudo tem solução” pode é não ser a que queremos, mas tudo se resolve.

Fomos uma empresa que tivemos duas fases – a primeira década dedicada essencialmente à prestação de serviços em que sem experiência diversificamos os nossos serviços, não por vontade própria, mas pela crise que se instalou no nosso país e na Europa sem colocar de parte o comércio dos produtos que aplicávamos. Tivemos que aprender às nossas custas a procurar novos mercados, novos produtos e foi em plena crise que apostamos no comércio a 100%. Deixamos de fazer serviços em 2010 e começamos a representar a Orac Decor em Portugal bem como a PanelPiedra. A segunda década da nossa existência foi dedicada ao comércio exclusivamente. Estas marcas foram o motor e a motivação para que tivéssemos sucesso para superar os problemas tão graves que a nossa economia estava a passar. Mudámos de instalações, investimos na projeção das marcas que representamos fazendo as principais feiras a nível Nacional do nosso setor e mais tarde apostámos em mais um ponto de venda exclusivo dos nossos produtos de decoração. A verdade é que hoje só podemos agradecer por tudo o que passamos e usar toda a experiência destes 20 anos para continuar ainda mais fortes do que alguma vez fomos.

Temos que ter uma palavra de agradecimento para todos os colaboradores que já passaram pela empresa nestes 20 anos, porque todos eles, uns mais outros menos, mas todos contribuíram para o que a Sancovedras é hoje nesta longa caminhada. Aprendemos sempre com todos, em todos os sentidos sempre retirando toda a experiência vivida seja ela curta ou longa.

Os nossos Colaboradores… Temos uma equipa jovem, fantástica, unida, forte e ativa. Todos os dias sentimos que a nossa equipa está cá para ir à luta e não é fácil. Temos que dar valor a quem vive a empresa como sua, sacrificando muitas vezes as suas vidas particulares. Só assim temos motivação para investir num projeto em que todos participam nele de modo a que estejamos todos no mesmo barco. “Todos por um e um por todos” é o nosso desejo embora saibamos que por mais que façamos é difícil conseguirmos satisfazer na plenitude todas as pessoas, mas tentamos ir ao encontro de todos…

A todos eles estamos profundamente gratos pelo contributo prestado porque sem eles não chegaríamos a este número tão especial e é com eles que contamos para comemorar mais 20 anos… Queremos agradecer a todos os nossos parceiros, clientes e fornecedores que têm acreditado em nós e queremos que continuem a apostar na nossa empresa partilhando experiências e momentos que garantam a nossa sustentabilidade no presente e nesta longa caminhada que queremos continuar a percorrer.

Em 20 anos aprendemos muito, valorizamos cada vez mais o significado das experiências. Uma coisa é certa, os sonhos tornam se realidade…. Lutamos sempre com um objetivo “A esperança não é a última coisa a morrer. A memória é a última a morrer”. Umas vezes as coisas correm bem outras vezes nem por isso, mas nunca podemos desistir…

Obrigado a todos nestes 20 Anos de vida da Sancovedras… e que venham mais 20….


Mafra, 12 de abril de 2021
Bruno Santos
João Grileiro